Uma das mais respeitadas pesquisadoras na área de redes sociais, a professora da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), Larissa Adler Lomnitz, chega ao Brasil em setembro. Larissa ministrará na Coppe a segunda edição do curso Redes Sociais, Organizações, Cultura e Poder II, nos dias 14 e 15, 21 e 22 de setembro. Na mesma semana, dia 16, lança o seu primeiro livro editado no País, sob o mesmo título do curso, às 18:30 h, no Parque Ruínas, Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa.
Editado pela E-Papers, o livro Redes Sociais, Organizações, Cultura e Poder é fruto do curso ministrado por Larissa ano passado na Coppe. Na publicação, a autora, aborda temas como as organizações sociais e as relações entre o informal e o formal nas redes sociais nas sociedades contemporâneas e na América Latina, em particular.
Essa é a segunda visita da antropóloga ao Brasil, feita a convite do Programa de Engenharia de Produção da Coppe e com apoio do Programa de Altos Estudos da Capes. Doutora em Antropologia Social, Larissa é profunda conhecedora da realidade latino-americana. Sua obra trata de temas como economia, cultura informal e marginalidade. A pesquisadora já publicou nove livros e integra 14 sociedades científicas sediadas em vários países. Em 2006, foi agraciada com o Prêmio Nacional de Ciências e Artes na área de Ciências Sociais, História e Filosofia, concedido pelo governo mexicano.
Publicado em 1974, seu primeiro livro, intitulado Como sobreviven los marginados (Como sobrevivem os marginais), continua como referência mundial na área de antropologia social e conta com quinze edições em inglês sob o título Networks and Marginality. Larissa também é autora de vários estudos e artigos sobre o papel das redes sociais no processo de industrializaçã o no México.
Participam também do curso o professor da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), José Luis Molina, e o professor da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), Jaime Jiménez.
Jaime Jiménez é físico, chefe de departamento de Modelagem Matemática de Sistemas Sociais, da Universidade Autônoma do México (UNAM). Possui projetos na área de Ciência e Tecnologia, trabalho, saúde, educação, desenvolvimento organizacional e comunitário.
José Luis Molina é doutor em Antropologia Social pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB). Professor titular de Antropologia Social e Cultural, secretário do mesmo departamento e coordenador do departamento de Plano Estratégico (UAB).
As inscrições serão feitas online e estarão abertas de 4 a 12 de setembro. Mais informações pelo endereço: www.producao. ufrj.br/Larissa/.
[04/09/2009]
O curso "Redes Sociais, Organizações, Cultura e Poder" chega à sua segunda edição. No módulo, "Redes Sociais, Organizações, Cultura e Poder 1" (2008) (a primeira parte do curso de Larissa Lomnitz no Brasil), o enfoque foi nas reflexões da inovação social e a abordagem de temas relacionados às redes sociais, suas práticas, funcionamento e instrumentos de interpretação e análise, tendo um viés mais discursivo e focalizado nas aulas realizadas pela professora.
Neste "Redes Sociais, Organizações, Cultura e Poder 2" (2009) a proposta é se apoiar nos conceitos anteriormente trazidos, confrontando- os com o contexto brasileiro e estabelecendo uma interlocução entre o professor, os pesquisadores da rede e demais convidados sobre as potencialidades do trabalho em inovação social no Brasil.
Clique aqui para adquirir o livro Redes Sociais, Organizações, Cultura e Poder de Larissa Lomnitz.
Estas atividades podem ser seguidas à distância (transmissão ao vivo via internet) no link http://eventos. coppe.ufrj. br
Mais informações em http://www.producao .ufrj.br/ Larissa/
Nenhum comentário:
Postar um comentário