segunda-feira, 14 de setembro de 2009

MOSTRA JONAS MEKAS

Jonas Mekas, lituano de nascimento, trabalhou com alguns nomes lendários da arte novaiorquina, tornando-se uma figura central do cinema de vanguarda americano. Após ter chegado aos Estados Unidos, Mekas passou um tempo num campo para imigrantes sem domicílio. Seus filmes têm como foco o tema do exílio, além de mergulhar de cabeça no mundo da vanguarda cultural dentro e fora dos EUA. Esta mostra privilegiará os seus diários fílmicos, trabalhos pioneiros e marcantes na configuração dos registros audiovisuais em primeira pessoa que tem marcado filmes brasileiros recentes como “Passaporte Húngaro” de Sandra Kogut, “ 33” de Kiko Goifman e “Santiago” de João Moreira Salles.
Os filmes serão exibidos em DVD, falados em inglês, sem legendas.
Entrada gratuita.

Local: Salão Moniz de Aragão do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. Para informações sobre a localização acessar www.forum.ufrj. br

2ª feira (14/09), 19h

PERDIDO, PERDIDO, PERDIDO
Lost, Lost, Lost
1976, 180 min, cor, Estados Unidos

Jonas Mekas era um crítico de cinema de Nova Iorque e amigo de vários realizadores independentes quando decidiu tentar fazer cinema ele mesmo. Lost, lost, lost, um dos seus filmes mais conhecidos, é uma interessante autobiografia, especialmente no que se refere à sua condição de emigrante lituano em Nova York. A obra foi filmada durante várias décadas e conta com sequências que passam um intenso sentimento de filme caseiro.

3ª feira (15/09), 19 h

WALDEN – DIÁRIOS, NOTAS E ESQUETES
Walden – Diaries, Notes and Sketches
1964, 180min, cor, Estados Unidos

Homenagem ao escritor americano Henry Thoreau (1817–1862), conservando o mesmo espírito de narrativa livre de sua obra Walden ou Vida nos Bosques (1854). Assim como Thoreau, sensibilizou- se às margens do lago Walden, com a natureza ao seu redor. Mekas registra no seu filme as divagações de um exilado lituano que descobre a poesia enclausurada na rotina cotidiana. Filmado entre 1964 e 1968, o filme traz personalidades como Yoko Ono e John Lennon e a banda Velvet Underground.

4ª feira (16/09), 19 h

ENQUANTO EU ESTAVA SEGUINDO EM FRENTE OCASIONALMENTE VI BREVES INSTANTES DE BELEZA
As I Was Moving Ahead Occasionally I Saw Brief Glimpses of Beauty
2001, Primeira Parte (163min), cor, Estados Unidos

Esse filme reúne mais de quatro horas de filmagens caseiras do arquivo pessoal de Mekas, dentro do que ele descreve como “o último filme Dogma, antes do nascimento do Dogma”. O filme oferece um longo recorte da vida de Jonas Mekas, convivendo com sua esposa, seus filhos e seus amigos, dentre eles os realizadores Hollis Frampton e P. Adams Sitney. E ainda retrata viagens de sua casa, na cidade de Nova Iorque, a vários lugares nos Estados Unidos e na Europa, tudo capturado com a intimidade e a instantaneidade do olhar do realizador. O filme foi exibido no Festival de Berlim, na categoria Novas Séries de Cinema, em 2001.


5ª feira (17/09), 19 h

REMINISCÊNCIAS DE UMA VIAGEM À LITUÂNIA
Reminiscences From a Journey to Lithuania
1971, 81min, cor, Estados Unidos, Grã-Bretanha

Em 1971, Jonas Mekas e Adolfas Mekas tiveram a oportunidade de visitar sua família na Lituânia e fizeram um filme sobre sua “viagem ao passado”. O filme começa em Nova York , cidade em que vivem atualmente, e mostra os lugares em que eles passaram seus primeiros anos após a chegada. A segunda parte foi feita na Lituânia, onde eles reencontram a família, os amigos e o mundo transformado de sua infância e adolescência. O filme termina em Viena, onde os irmãos, que foram membros de um grupo de resistência, queriam percorrer a rota das tropas alemãs de ocupação, além de ir à Elmshorm, perto de Hamburgo, onde foram forçados a trabalhar num campo de concentração até conseguirem escapar e terminar sua odisséia nos Estados Unidos, em 1949.

* No final da sessão, haverá debate sobre os filmes de Mekas, com Juliana Cardoso e Juliano de Oliveira, ambos são mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ e realizam suas dissertações de mestrado, respectivamente, sobre a autobiografia no cinema e sobre Jonas Mekas.


6ª feira (18/09), 19 h

ENQUANTO EU ESTAVA SEGUINDO EM FRENTE OCASIONALMENTE VI BREVES INSTANTES DE BELEZA
As I Was Moving Ahead Occasionally I Saw Brief Glimpses of Beauty
2001, Segunda Parte (124min), cor, Estados Unidos


enviado pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Visitantes